terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Fonte de alimentação para CHIP, ARDUINOS E RASPBERRY Pi

Durante a fase de testes do CHIP, percebi a dependência dele por outro computador alimentando- o pelo USB, e ainda por outros periféricos com tensão e corrente baixa para sua alimentação. Durante uma breve pesquisa percebi que o Raspberry pi sofre do mesmo "defeito", e ainda ocasionando acidentes, como o desligamento do aparelho durante importantes atualizações, ocasionando assim o corrompimento de arquivos.

C.H.I.P. (Lado esquerdo) e Raspberry pi (Lado direito).


A 2 anos estive com este problema em arduinos, e para solucionar, tive que contar com um shield de alimentação, baseado no regulador de tensão LM2596 (https://github.com/JuniorEC/Alternative-power-supply-for-your-CHIP).

Shield LM 2596


Ele proporciona uma tensão DC-DC de 1V até ~35V além de ter uma corrente de 1A a 3A ou seja, ideal para estes pequenos projetos que necessitam de shields e periféricos, oque tendem a exigir mais tensão e corrente da placa no caso do CHIP, os Dips como Placa de HDMI e VGA.

Shield LM 2596 em funcionamento.


C.H.I.P. em funcionamento alimentado pelo shield


DIPs disponibilizados pela NTC para uso de VGA e HDMI


Ainda assim a pequena placa, precisa de uma fonte de corrente/ tensão contínua, mas ao mesmo tempo abre um slot para a ligação de outra fonte, como por exemplo uma bateria de 9V a qual tem uma duração prolongada de 5 Horas, ou até mesmo o conjunto de pilhas das espécimes A e AA.

Indo mais além, para projetos de sistemas embarcados e robótica, pode-se acoplar um painel solar para ceder a energia ao pequeno controlador, e assim, dando total flexibilidade ao sistema, assim apenas dependendo do raio de controle, geralmente por bluetooth ou wifi.

Em sistemas, pode-se controlar o mesmo remotamente afim de fazer apenas reparos ou novas atualizações.

Em breve disponibilizarei o layout para fazer sua própria Pcb.





Gostou da idéia?? Curta a página e fique por dentro das novidades! Compartilhe, é gratis.
Dúvidas comente ai!

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Next Thing Co. Lança o CHIP


Como primeira postagem neste blog, antes idealizado para publicações de esquemas de circuitos associados a arduinos, mas com o grande lançamento da Next thing co. o CHIP, mudou bastante o pensamento quanto ao assunto de microcontroladores, pois, para vocês leitores, sabemos muito bem que um arduino custa em média 90R$, sem contar os shields e periféricos que ekle necessita para executar sua função, e ainda há algumas limitações que ele apresenta. O CHIP nos apresenta uma nova ideia de micro computador, fugindo da comparação com o microcontrolador.

Como apresentado ele é um microcomputador e como todo computador, ele apresenta um SO (Sistema operacional) baseado no debian, semelhante ao do raspberry pi, e uma gama de softs pré instalados, sem contar as possibilidades de utilidades que podemos dar a ele.


Seu hardware é bem projetado com dimensões pequenas e sofisticado. Contando com uma porta micro- USB a qual pode servir para alimentação da placa, uma USB, para ligar Mouses, teclados, Pen drive, e demais periféricos (Senti falta de mais portas), também há um conector para bateria, possibilitando o usuário a usar seu chip em qualquer lugar, e também o que eu achei sensacional nele, uma porta component, assim deixando o usuário o conectar em qualquer televisão. Ainda há um módulo wifi e bluetooth  acoplado nele, assim podendo conectar também, mouse e teclado, e o mais injusto, uma memória de 4Gb, os novos modelos são 8Gb (no meu caso).
Mas há a pergunta, não há VGA ou HDMI? Sim, há, porém é vendido a parte, são os chamados DIP's, elas são acopladas nos conectores laterais proporcionando uma experiência superior ao componente, e tem um custo benefício muito alto.

Ganhei a minha placa essa semana, e ainda não tive tempo para estudar melhor sua configuração e Pin out, então disponibilizarei aqui:

 

U13LU13RU14LU14R
GND : groundCHG-IN : 5V input (power and battery charge)GND : groundVCC-5V : 5V power
VCC-5V : 5V powerGND : groundUART1-TX : UART serial transmitHPL : audio out left
VCC-3V3 : 3V powerTS : analog temperature sensor inputUART1-RX : UART serial receiveHPCOM : audio out common ground
VCC-1V8 : 1.8 V powerBAT : LiPo batteryFEL : “fel mode”: connect to ground to put CHIP in fel mode for firmwareHPR : audio out right
TWI1-SDA : two-wire serial bus 1PWRON : power onVCC-3V3 : 3 volt powerMICM : mic mute
TWI1-SCK : two-wire serial bus 1GND : groundLRADC : low-res Analog-Digital ConverterMICIN1 : audio in
X1 : Resistive touchpanel input (touchscreen)X2 : Resistive touchpanel input (touchscreen)XIO-P0 : expander GPIOXIO-P1 : expander GPIO pin 1
Y1 : Resistive touchpanel inputY2 : Resistive touchpanel input (touchscreen)XIO-P2 : expander GPIO pin 2XIO-P3 : expander GPIO pin 3
LCD-D2 : RGB666 dataPWM0 : pulse width modulation (also used for LCD backlight dimming)XIO-P4 : expander GPIO piXIO-P5 : expander GPIO pin 5
LCD-D4 : RGB666 dataLCD-D3 : RGB666 dataXIO-P6 : expander GPIO pin 6XIO-P7 : expander GPIO pin 7
LCD-D6 : RGB666 dataLCD-D5 : RGB666 dataGND : groundGND : ground
LCD-D10 : RGB666 dataLCD-D7 : RGB666 dataAP-EINT1 : Application Processor InterruptAP-EINT3 : Application Processor Interrupt pin, necessary for certain kinds of hardware-software interactions (keyboard expander, etc.)
LCD-D12 : RGB666 dataLCD-D11 : RGB666 dataTWI2-SDA : two-wire serial bus 2 (I2C)TWI2-SCK(*) : two-wire serial bus 2 (I2C)
LCD-D14 : RGB666 dataLCD-D13 : RGB666 dataCSIPCK : CMOS serial interfaceCSICK : CMOS serial interface, can be used for attaching a serial camera sensor
LCD-D18 : RGB666 dataLCD-D15 : RGB666 dataCSIHSYNC : CMOS serial interfaceCSIVSYNC : CMOS sync
LCD-D20 : RGB666 dataLCD-D19 : RGB666 dataCSID0 : CMOS serial interfaceCSID1 : CMOS serial interface
LCD-D22 : RGB666 dataLCD-D21 : RGB666 dataCSID2 : CMOS serial interfaceCSID3 : CMOS serial interface
LCD-CLK : RGB666 clockLCD-D23 : RGB666 dataCSID4 : CMOS serial interfaceCSID5 : CMOS serial interface
LCD-VSYNC : vertical sync for LCD screenLCD-HSYNC : horizontal sync for LCDCSID6 : CMOS serial interfaceCSID7 : CMOS serial interface
GND : groundLCD-DE : RGB666 dataGND : groundGND : ground
Espero que esse projeto avance muito pois ele trouxe novas idéias a mim, mais tarde postadas e também que a comunidade chippster do Brasil cresça nesses próximos anos, pois percebi que poucas pessoas conhecem esse projeto. Ajudem a divulga-lo. Abraços e até a próxima.