terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Fonte de alimentação para CHIP, ARDUINOS E RASPBERRY Pi

Durante a fase de testes do CHIP, percebi a dependência dele por outro computador alimentando- o pelo USB, e ainda por outros periféricos com tensão e corrente baixa para sua alimentação. Durante uma breve pesquisa percebi que o Raspberry pi sofre do mesmo "defeito", e ainda ocasionando acidentes, como o desligamento do aparelho durante importantes atualizações, ocasionando assim o corrompimento de arquivos.

C.H.I.P. (Lado esquerdo) e Raspberry pi (Lado direito).


A 2 anos estive com este problema em arduinos, e para solucionar, tive que contar com um shield de alimentação, baseado no regulador de tensão LM2596 (https://github.com/JuniorEC/Alternative-power-supply-for-your-CHIP).

Shield LM 2596


Ele proporciona uma tensão DC-DC de 1V até ~35V além de ter uma corrente de 1A a 3A ou seja, ideal para estes pequenos projetos que necessitam de shields e periféricos, oque tendem a exigir mais tensão e corrente da placa no caso do CHIP, os Dips como Placa de HDMI e VGA.

Shield LM 2596 em funcionamento.


C.H.I.P. em funcionamento alimentado pelo shield


DIPs disponibilizados pela NTC para uso de VGA e HDMI


Ainda assim a pequena placa, precisa de uma fonte de corrente/ tensão contínua, mas ao mesmo tempo abre um slot para a ligação de outra fonte, como por exemplo uma bateria de 9V a qual tem uma duração prolongada de 5 Horas, ou até mesmo o conjunto de pilhas das espécimes A e AA.

Indo mais além, para projetos de sistemas embarcados e robótica, pode-se acoplar um painel solar para ceder a energia ao pequeno controlador, e assim, dando total flexibilidade ao sistema, assim apenas dependendo do raio de controle, geralmente por bluetooth ou wifi.

Em sistemas, pode-se controlar o mesmo remotamente afim de fazer apenas reparos ou novas atualizações.

Em breve disponibilizarei o layout para fazer sua própria Pcb.





Gostou da idéia?? Curta a página e fique por dentro das novidades! Compartilhe, é gratis.
Dúvidas comente ai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário