Porém dizer isso tudo torna-se tão vago para quem ainda quer iniciar neste mundo único da eletrônica/elétrica/programação, se eu não explorar as utilidades deste pequeno microcontrolador, então neste poste explanarei as utilidades do que ele pode fazer e proporcionar ao seu usuário.
Arduino IDE.
O arduino IDE é um software montado basicamente em Java e oferece ao usuário um interface interativa que o leva a criação de aplicações para todos os tipos de projetos. A mesma IDE pode ser encontrada no link abaixo.
Arduino IDE Download.
O Hardware.
Enfim agora apresentaremos a lista de arduinos existentes, todos fabricados pela empresa italiana Smart Projects, além da empresa SparkFun produzir modelos sob a mesma licença.
Particularmente, nas futuras postagens, trabalharemos muito mais com o Arduino UNO e Micro, porém haverá a necessidade de utilizar as demais distribuições conforme o projeto exige.
Arduino UNO e suas portas.
Alimentação.
O Arduino possui uma porta Usb para a receber as aplicações e ainda pode ser alimentada com a tensão padrão da mesma de 5V, assim o pino de 5V também fica alimentado, podendo ligar um outro dispositivo no mesmo. O mesmo possui um outro pino somente para alimentação, onde pode receber até uma tensão de 12V pois ele passará por um regulador de tensão o qual rebaixará para as tensões de 5V e 3.3V, este mesmo pino encontra-se "jumpeado" no pino Vin o qual tem a mesma função.
Portas Analógicas.
Como dito, há existência de 6 portas analógicas para uso como descrito na imagem acima, porém nota-se a presença de outras funções como a famosa SDA/SCL (A4 e A5 respectivamente), as quais tem a função de fazer conexão com outro Arduino ligados pelas mesmas portas cada, assim comunicando-os através de I2C, essas duas portas são muito importantes quando queremos usar vários Shields ou módulos e os mesmos não cabem em um só Arduino.
Portas Digitais.
A grande família do Arduino, as portas digitais são as mais numerosas e obtém funções muito especiais para quem deseja usar motores ou sensores como por exemplo hipersônico, módulo SD card. As portas 10, 11, 12, 13 possuem especificidades neste, pois permitem também configurar um novo Bootloader ao mesmo através do ICSP, os pinos TX e RX também permitem a comunicação entre Arduinos, de uma forma diferente do SDA/SCL, porém bem prática para alguns projetos.
Recomendo sempre o estudo de linguagem C e eletrônica básica para aqueles aos quais pretendem fazer projetos que exijam conhecimentos específicos, por isso posto uma pequena biblioteca a qual pode ser acessada e livre para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário