sexta-feira, 30 de junho de 2017

Arduino - Meu primeiro Projeto



Muitas vezes nos deparamos com limites quando usamos o Arduino Uno, um deles é a quantidade de portas que apesar de haverem muitas, em alguns projetos, se tornam pouquíssimas, foi o caso na utilização do Display TFT LCD 2,4'. É um display único para aqueles que gostariam de interagir direto com seus projetos, pois além de contar com uma resolução de 320x240 pixels, também há a possibilidade de usar o Touch-Screen. Controlado pelo Driver ILI9325 (Datasheet), há uma gama de utilidades, como por exemplo a leitura de arquivos em um SD card mini embutido em sua parte traseira, porém em contra partida, exige quase todas as portas do Arduino Uno, como mostra a tabela abaixo:

O Display dispõe de um biblioteca muito grande e confusa para quem não é acostumado com a linguagem, mas seu manuseio é bem simples como já abordado aqui no tutoria de Arduino e o Display TFT 2,4'. 
Neste projeto nos deparamos com a impossibilidade de usar as portas já utilizadas pelo LCD no Arduino Uno, então a saída foi utilizar a Comunicação via SDA/SCL entre um UNO e MICRO como descrito no esquema abaixo:


O LCD utilizado no esquema não condiz com o real, mas suas portas coincidem, o montei no protoboard apenas para mostrar melhor a ligação entre os Arduinos e suas respectivas alimentações.


A comunicação I2C.


A sigra é Inter-Integrated Circuit, consiste em um protocolo de comunicação entre hardwares, o qual trabalha com o modelo master-Slave, onde pelo menos deve haver um master o qual envia parâmetro ou consulta os Slaves aos quais podem haver aproximados 112 dispositivos.O protocolo I2C é muito eficaz devido sua configuração, pois diminui a quantidade de conexões a serem utilizadas no caso de grandes projetos como segue o exemplo abaixo.

O Arduino Uno vem com as portas A4 e A5 (SDA/SCL respectivamente) configuradas para esta função já o Arduino micro, nas portas 2 e 3 (SDA/SCL respectivamente). A sigla SDA significa Serial Data o qual é responsável por enviar e receber dados sendo assim bi-direcional e SCL Serial Clock, por sua vez, responsável pela temporização entre os dispositivos.

Aplicação no projeto.


Assim, com base no protocolo, definimos como Master o Arduino Micro e Slave o Arduino Uno, assim os códigos Compilados foram:


Assim, através deste projeto, conseguimos, apenas visualizar a distância em Centímetros no Lcd, e podendo usar outra lógica de programação para obter o mesmo resultado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário